

Mentoria Arística,Escultura e Modelagem
BIOGRAFIA

GIL, Gilberto Alves Gomes, artista visual brasileiro de Sorocaba - SP, se descobriu artista aos sete anos de idade e seu talento natural, com o tempo, o levou a participar de diversas exposições coletivas de desenho e pintura no final dos anos 70, tendo em 1982, como destaque, participado de uma exposição no MASP - Museu de Arte de São Paulo, através da mostra coletiva “Nossa Gente-82”.
Os laços familiares sempre foram muito fortes, bem como o reconhecimento do seu talento artístico, mas com seis irmãos, apesar do apoio dos pais, com muitos sonhos e como ocorre com a grande maioria dos artistas, optou por ter uma ocupação paralela, que se revelou rentável e de muito sucesso na área corporativa, o que lhe permitiu viajar pelo mundo, conhecer diferentes culturas e os mais renomados museus e centros de arte, possibilitando posteriormente que a partir de 2015 passasse a se dedicar exclusivamente à arte e sua produção artística.
O apego à família, às amizades e os relacionamentos pessoais, além de uma tendência permanente de ter o controle das ações em sua vida, moldariam o seu fazer artístico, assim como as oportunidades e sua experiência corporativa em áreas tão variadas como vendas, serviços, planejamento e o gerenciamento de projetos, tornando-o um artista com um "background" diferenciado.
Para enfrentar os desafios e a competitividade do mercado de arte buscou o caminho da qualificação prática e esteve por vários anos sob a orientação da artista plástica Raquel Fayad e dos escultores Cícero D’Ávila e Israel Kislansky, concentrando sua expressão artística através da escultura, desenvolvendo suas habilidades na modelagem, na produção de moldes e na criação de peças em mármore, cerâmica e bronze, entre outros materiais.
Com um enorme interesse pela figura humana, o corpo e suas possibilidades de expressão, obcecado por processos e pelas diferentes técnicas que desenvolveu com seus renomados mestres escultores, combina arte figurativa com o prazer em contar histórias através de seu trabalho.
Aliando o prazer pela leitura, a escrita e pela pesquisa, estuda semiótica, mitologia, o sagrado e os arquétipos, para alimentar questões e temas contemporâneos, carregando seu trabalho de sentido e embasamento conceitual.
Entre 2019 e 2020, em meio à sua produção, exposições coletivas, o convívio com outros artistas, e para desenvolver a potência dos seus trabalhos busca o acompanhamento artístico com abordagem sistêmica proposto pela artista e curadora Katia Salvany em sua Mentoria Artística Sistêmica.
Essa jornada cria massa crítica para o desenvolvimento do seu projeto Performances Escultóricas, onde expressa através de esculturas uma síntese do seu olhar para atuações de diversos artistas da área da performance. Durante esse processo criativo de interpretação suas obras ganham autonomia e independência, com uma narrativa própria do artista e sua poética escultórica. Esse projeto o levaria às suas primeiras exposições individuais em 2024 e 2025.
Atualmente trabalha na produção de um projeto idealizado em 2016, o DescoNETados, em que seu tema recorrente de corpos se expressa pelo resultado de sua pesquisa sobre o “Amor Líquido”, os relacionamentos efêmeros e o “phubing”, fruto do uso ostensivo dos telefones celulares em nossos dias. Um tema que se mantem atual e que, na sua contemporaneidade, reflete a essência do ser humano sob a ótica do artista.
email: gil.artedesign@gmail.com
Site: www.gil-artistavisual.com
Instagram: gil_artedesign
Telefone: +55 15 99789 8122