

Mentoria Arística,Escultura e Modelagem
GIL se lembra ter descoberto sua veia artística ainda criança e a cultivou participando de diversas exposições coletivas de desenho e pintura no final dos anos 70, com destaque para a exposição no MASP - Museu de Arte de São Paulo, em 1982, através da mostra coletiva “Nossa Gente-82”.
Nos anos seguintes, e em paralelo com o trabalho artístico, desenvolve por trinta anos uma carreira de sucesso na área corporativa que encerra em 2015 para se dedicar exclusivamente à arte.
A partir de 2015, sob a orientação da artista plástica Raquel Fayad e dos escultores Cícero D’Ávila e Israel Kislansky, concentra sua expressão artística através da escultura, e desenvolve suas habilidades na modelagem, fascinado pelas possibilidades de diferentes processos e materiais como o mármore, a cerâmica e o bronze.
Em 2019, dentre outras ações artísticas, é selecionado e participa do FAMA - Meios e Processos de Criação em Arte, sob orientação de Kátia Salvany, o que resulta em uma exposição coletiva na Fábrica de Arte Marcos Amaro - Itú, com curadoria de Ana Carolina Ralston.
Em 2020 participa do Laboratório de Acompanhamento Artístico com o curador Allan Yzumizawa no SESC Sorocaba - SP e de vários processos de mentoria artística, em especial da primeira turma de Mentoria Artística Sistêmica da artista Kátia Salvany.
Em 2022, participa de exposições coletivas na Fernanda Monteiro Galeria de Arte de Sorocaba - SP, com destaque para a Coletiva SELVA_GEM: Alegoria da Terra em Movimento onde apresenta seu primeiro grupo de obras do seu projeto A Mulher Árvore - Performance Escultórica, inspirado na performance da artista Silvana Sarti, onde expressa, através de esculturas, uma síntese do seu olhar para atuações de artistas da área da performance, um processo de interpretação e releitura de performances que através de suas obras ganham autonomia e independência, com uma narrativa própria da sua poética escultórica.
Em 2023 e 2024, dando continuidade a esse projeto, produz o YOHS - Performance Escultórica, dessa vez inspirado nas performances da artista Yohana Oizumi.
Entre Dezembro de 2023 a Janeiro de 2024 participa da exposição coletiva Ateliê de Artistas no EE - Estúdio Extraordinário da artista Raquel Fayad com a obra Autorretrato de Peito Aberto e em Junho de 2024, A Mulher Árvore - Performance Escultórica, é exposta virtualmente na mostra internacional de arte VENUS TRANSIT em Gotemburgo - Suécia.
De Maio a Julho de 2024, na Fernanda Monteiro Galeria de Arte de Sorocaba - SP com a coletiva TEMPORALIDADES, expõe sua obra NORNS - As Tecelãs do Destino, inspirado na mitologia nórdica, onde experimenta o papelão, ou “cardboard”, um material abundante e reciclável, que exige o máximo de sua habilidade na contínua busca da expressividade da figura humana.
Ainda na Fernanda Monteiro Galeria de Arte faz sua primeira exposição individual, um recorte das obras do acervo do artista com um tema que lhe é caro e inspirador: a Mitologia, culminando com a exposição MYTHICAS de Setembro a Outubro de 2024.
Entre Dezembro de 2024 e Fevereiro de 2025 a obra NORNS - As Tecelãs do Destino participa da exposição coletiva Ateliê de Artistas - Estúdio Extraordinário no Espaço Cultural Almeida Junior - Itú - SP.
Em Fevereiro de 2025 a produção de YOHS - Performance Escultórica juntamente com as obras do projeto A Mulher Árvore - Performance Escultórica resulta na sua segunda exposição Individual Entre Corpos, Atos e Tempos no Estúdio Extraordinário - Itú - SP, com a curadoria da artista Kátia Salvany.
Entre Abril e Maio de 2025 participa com a obra A Raiz de exposição coletiva na galeria DUO Espaço de Arte - Itú - SP e entre Agosto e Setembro de 2025 tem três obras do projeto YOHS - Performance Escultórica selecionadas para exposição na Pinacoteca de Piracicaba - Salão de Belas Artes, recebendo uma Menção Honrosa para a obra Getsêmanai II.
A partir de Agosto de 2025 inicia a produção do seu projeto DescoNETados, planejado em 2016, em que seu tema recorrente de corpos se expressa pelo resultado de sua pesquisa sobre o “Amor Líquido”, os relacionamentos efêmeros e o “phubing”, fruto do uso ostensivo dos telefones celulares em nossos dias.
email: gil.artedesign@gmail.com
Site: www.gil-artistavisual.com
Instagram: gil_artedesign
Telefone: +55 15 99789 8122